Perguntas Frequentes

Algumas das perguntas mais frequentes sobre velocidade da Internet.


Quais fatores podem afetar meu resultado Speedtest?

O Speedtest mede a velocidade entre o seu dispositivo e um servidor de teste, usando a conexão à Internet do seu dispositivo. Vários fatores podem afetar a velocidade registrada por um teste:

  • - Os dispositivos (telefones, tablets, PCs, etc.) podem ter recursos muito diferentes de Wi-Fi e rádio celular. Isso significa que você pode obter um resultado do Speedtest em um dispositivo e um resultado diferente em outro, mesmo usando o mesmo provedor. Alguns dispositivos podem não ser capazes de medir a velocidade total do seu serviço de Internet. Também é possível que o seu roteador Wi-Fi não suporte a velocidade total do seu serviço.
  • - Os servidores Speedtest podem ter um desempenho diferente. Geralmente, você obtém velocidades mais rápidas dos servidores mais próximos. Recomendamos testar em vários servidores de teste para obter uma imagem mais completa da sua velocidade.
  • - Os navegadores (Chrome, Firefox, Edge, Safari, etc.) têm recursos diferentes e podem fornecer resultados diferentes, principalmente em conexões de alta velocidade.

O que devo fazer se a velocidade da minha internet estiver lenta?

Antes de entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet (ISP) ou operadora de celular, verifique se você está executando downloads em andamento ou outros programas, como o bate-papo por vídeo, que podem estar prejudicando sua largura de banda. Feche-os e teste novamente. Se o resultado do Speedtest ainda parecer lento, reinicie o telefone ou o computador, modem e roteador. Verifique se o seu roteador não possui nenhum recurso de qualidade de serviço (QOS) ativado. Se isso não resolver o problema, veja mais algumas etapas que você pode tentar.

Entrar em contato com o ISP ou a operadora para obter ajuda é um bom próximo passo depois que você passar por essas etapas. Lembre-se de que em conexões de largura de banda mais alta (150 Mbps e acima), você precisará de um roteador de qualidade superior para acompanhar.

Por que estou obtendo velocidades diferentes entre meu computador e meu telefone / tablet?

O Speedtest está medindo sua conexão de rede em tempo real; portanto, os testes realizados a alguns minutos um do outro podem variar um pouco com base no congestionamento da rede e na largura de banda disponível. Se os resultados do Speedtest forem significativamente diferentes, verifique se você é:

  • - Testando a mesma conexão. Se um dispositivo estiver no Wi-Fi e o outro não, você está testando a velocidade de diferentes conexões.
  • - Testando no mesmo servidor. O Speedtest seleciona automaticamente um servidor para testar com base no ping, mas você também pode selecionar um servidor para testar.

Além disso, observe que existem grandes variações na qualidade de rádio Wi-Fi e de celular e na qualidade de manipulação de fluxo MIMO entre dispositivos. Essas variações podem fazer com que um dispositivo entregue resultados de teste mais lentos que outro dispositivo ou computador.

Tem alguma pergunta ? Entre em contato conosco pelo e-mail faq@testandosuainternet.com.br.